quinta-feira, 28 de julho de 2011

Mitologia musical

 Bom...para iniciar meu blog sobre música...pensei em vários assuntos, em bandas fenomenais que aprecio e que o mundo aprecia...mas aí... pensei em resgatar o que a música nos oferece de bom...nas raízes da música, e cheguei á conclusão de que falar sobre a história da música em seu contexto amplo seria o mais viável pra definir meu blog...porque é isso que a música me traz: Novas maneiras de sentir o mundo. Um tanto filosófico não? Então pesquisando...pois adoro pesquisar...encontrei este artigo e que achei pertinente tê-lo como minha primeira postagem;Espero que curtam como eu curti.



História da Música




A palavra tem origem grega, Mousikê significa "a arte das Musas". Segundo a mitologia, a música começa após a morte dos Titãs (Oceano, Ceos, Crio, Hiperião, Jápeto e Crono), quando após a vitória dos deuses do Olimpo sobre os seis filhos de Urano, foi pedido a Zeus que se criassem divindades capazes de cantar as vitórias dos Olímpicos. Zeus então partilhou o leito com Mnemosina, a deusa da memória, durante nove noites consecutivas e, no devido tempo, nasceram as Nove Musas (Clio, Euterpe, Talia, Melpômene, Terpsícore, Érato, Polímnia, Urânia e Calíope ou Caliopéia, esta última a líder das musas).

 Há também, outros deuses ligados à música como Museo, filho de Eumolpo, que era tão grande musicista que quando tocava chegava a curar doenças; Orfeu, filho da musa Calíope, era cantor, músico e poeta; Anfião, filho de Zeus, que após ganhar uma lira de Hermes, o mais ocupado de todos os deuses, passou a dedicar-se inteiramente à música.

Na mitologia egípcia a música teria sido inventada por Tot ou Osíris, contudo podemos ver a música relacionada mais à deusa Hathor.


[180px-Frans_Floris_001.jpg]
Atena junto das nove musas
Na mitologia celta Dagda era o deus relacionado à música. Dagda tinha tal habilidade no manejo da harpa, e sua arte era tão bela que ele a usava para convocar as estações do ano. Arrancava também tão suaves melodias deste instrumento que muitos mortais passavam deste mundo para o outro como num sonho, e sem sentir dor alguma, sem sequer repararem nisso.


Para os egípcios, por exemplo, a música teria sido inventada por Tot ou por Osíris; para os hindus, por Brama; para os judeus, por Jubal e assim por diante

Se pesquisarmos com atenção sobre a mitologia dos povos, descobriremos que todo o povo tem um deus ou algum tipo de representação mitológica ligado à música, o que prova que a música está engendrada à historia do ser humano sobre a Terra sendo uma de suas manifestações mais antigas e importantes. 

Bárbaro esse pequeno detalhe e que faz toda a diferença neh???


E com o tempo outros deuses surgiram no universo musical...







  

...


e muitos outros ainda surgirão ...amém... ao menos é o que esperamos...


Nenhum comentário:

Postar um comentário